Natal 2020: ideias para decorar do jardim à varanda da casa

Natal 2020: ideias para decorar do jardim à varanda da casa

Ideias para decorar o lado de fora de sua casa no Natal, do jardim à varanda!

Está chegando outra fase do ano em que as lojas enfeitam as suas vitrines para encantar os clientes, o Natal. Mas o significado desta data não tem a ver só com mercado, mas acima de tudo com a família. 

Não importa mais os presentes do que o amor. É este lindo sentimento que precisamos tentar espalhar para o mundo. Nunca precisamos tanto de amor quando nos dias de hoje. E que tal expressar um pouco disso na decoração da varanda, que é vista por todos que passam?

Colocamos tanto na nossa alegria por esta data na decoração de dentro de casa. Que tal resgatarmos a velha tradição de enfeitar as fachadas das casas? 

Vamos começar com o que se pode fazer nas sacadas, terraços, janelas e gramados das residências. Continue lendo para saber mais.

decorar varanda no natal
Revista Viva Decora / Morar Mais Por Menos

O segredo é a criatividade

Com as mudanças do mercado, novos produtos foram lançados recentemente. Alguns de maior valor, mas tecnologia superior. Um exemplo foram as luzinhas de Natal. 

As antigas correntes de luz de três fios com lâmpadas comuns, ornadas por florzinhas de plásticos, foram substituídas por cordas de lâmpadas de LED coloridas. Elas duram mais tempo, iluminam mais e com muito menos consumo de energia.

decorar varanda no natal
Revista Viva Decora / Pinterest

Curiosamente, no passado, se iluminava mais com estas lâmpadas para o Natal as fachadas de casas no Brasil. Hoje, quando temos opções melhores, isto é mais raro na maioria das localidades. 

E tudo bem isto, pois há formas diferentes de decorar as fachadas para datas especiais como esta. Um exemplo são as admiráveis tentativas de reaproveitado de elementos descartados ou extraídos da natureza, como os galhos de árvores.

decorar varanda no natal
Revista Viva Decora / Pinterest

Como dissemos no título deste tópico, o segredo é a criatividade. Veja, pelos exemplos deste texto, quantas coisas impressionantes podemos fazer com tão pouco. Uma boa dica é estabelecer um tema e seguir um mesmo estilo em toda a decoração. 

Para mais glamour, use uma cartela de cores mais neutra e limitada, e toques de brilho na dose certa. E não esqueça de que precisamos cativar as crianças, resgatando o lado lúdico desta festa.

decorar no natal
Revista Viva Decora / Pinterest

Temas para uma decoração de fachada

A fachada de qualquer casa pode ganhar mais beleza e parecer mais alegre com uma linda decoração de Natal. Vamos esquecer, por um momento, a questão das luzinhas e pensar nas alternativas para o dia. 

Muita coisa pode ser feita com aquilo que temos em casa ou com o que podemos arranjar facilmente nas lojas. Tentando improvisar podemos nos surpreender com o resultados da nossa criatividade.

Podemos criar uma decoração mais simples e clássica, só com bolinhas mesmo; ou algo mais elaborado, com diversos outros elementos. 

Mas cuidado para não exagerar, comprometendo a arquitetura ou até mesmo a segurança do seu imóvel. E crie algo alegre. Inspire-se em sua criança interior, focando no conto do Papai Noel, nos presentes e nas renas; ou no seu lado religioso, comemorando o nascimento de Cristo.

decoração de natal
Revista Viva Decora / Pinterest
Revista Viva Decora / Pinterest e Revista Viva Decora

O tema de decoração que você pode adotar com a sua comunidade é a da “vila de Natal”. Um cenário festivo com direito a pinheirinhos, laços e miniatura de personagens. 

Toda a produção poderá ser inspirada nos clássicos filmes e canções de Natal do norte. Também é possível criar algo com mais cor e textura, baseado nas culturas latino-americanas. E tem sempre a opção minimalista do presépio, simples e cheio do mais lindo significado.

decorar varanda no natal
Revista Viva Decora / Jutarnji List e Revista Viva Decora / Foothillfolk Designs
decoração de natal
Revista Viva Decora / Portal da Cidade Brusque

Usando aquilo que se tem

Sua decoração de Natal pode começar com um caminho de luzinhas do portão à varanda de casa – bengalinhas de canos e fitas, imitando as de doces, podem marcar o trajeto. 

Concentre-se na entrada principal do imóvel. Faça uma linda guirlanda de galhos secos, bolinhas e laços para pendurar no local. E este espaço ainda poderá ser ornado com vasinhos de tuias, imitando os tradicionais pinheirinhos de Natal.

Pedaços de troncos ou tábuas velhas podem ser cortadas e pintadas para formar pinheirinhos ou imagens de personagens do Natal de um jeito bem diferente. E ainda há os bons e velhos festões verdes, que podem ser usados para envolver grades ou serem pendurados no teto, na beirada da casa, animando o recinto e mudando a fachada. 

Já uma mesa na sacada ou terraço pode ganhar mais vida com um aparelho de jantar festivo.

decoração de natal
Revista Viva Decora / Buke Decor e Revista Viva Decora / Pinterest
decoração de natal
Revista Viva Decora / Roomodeling /  Intratuin

Pronto, bora decorar sua varanda, ideias não faltam!

Essas ideias para decorar a varanda no Natal foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta