Mesa de centro: dicas para decorar

Mesa de centro: dicas para decorar

Quem é agraciado por ter espaço suficiente na sala, pode tirar proveito de um móvel bastante conhecido: a mesa de centro. Mas é claro que não basta apenas jogar o móvel lá, sozinho, pelado, por mais bonito que ele seja. É nos detalhes que você expõe sua personalidade na decoração.

como decorar mesa de centro 0714Imagens: 12

Aliar beleza a funcionalidade realmente não é uma tarefa fácil, mas como em todo planejamento, comece se perguntando: para que minha mesinha de centro vai servir? Para mim, no dia a dia, ou para uma eventual visita ter onde apoiar uma xícara de café? É interessante que sua resposta contemple as duas situações ao mesmo tempo. Mas lembre-se de que esse é o tipo de móvel onde tudo fica exposto, ou seja, não é o lugar indicado para ter bagunça.

como decorar mesa de centro 04Imagem: via

Tendo isso em mente, vamos às explicações.

A decoração na mesinha de centro tem que ser prática. Algo que não dê trabalho, nem seja elaborado demais. Por isso, deve ser composta por itens que não façam falta em seu cotidiano; coisas que você não vai precisar tirar de lá para usar em outro lugar.

como decorar mesa de centro 10Imagem: via

Achei uma graça usar fósforos na mesinha de centro. Aqui em casa, só uso quando vou acender velas ou incensos; por isso, eles ficam guardados na maior parte do tempo. Se esse também é seu caso, que tal integrá-los à decô da sua casa a partir de agora? Quem diria que um item decorativo poderia ser tão barato, acessível e inusitado, hein?

como decorar mesa de centro 0103Imagens: via

Outro ponto a ser considerado é que, se a intenção é expor, todos os objetos dispostos nela devem ser acessíveis por todos os lados, e não falo apenas de acesso físico, mas de alcance visual. Perceba que em todas as mesinhas mostradas nesse post, tudo é visível por todos os lados, não importa se você está na frente, do lado ou atrás do móvel.

como decorar mesa de centro 11Imagem: via

É por esse motivo que não recomendo usar porta-retratos para decorar uma mesinha de centro. Imagine que quem estiver de costas para ele, só vai enxergar o suporte e nada mais. E essa, geralmente, não é uma visão muito bonita de apreciar, concorda?

Um item que funciona muito bem nas mesas de centro é a bandeja decorativa. Nela, você consegue dispor vários objetos organizados num mesmo espaço, além de ela mesma já ser uma peça de decoração. Uma sugestão é procurar compor a bandeja com a paleta de cores do ambiente. Veja os exemplos abaixo.

como decorar mesa de centro 05a

como decorar mesa de centro 08aImagens: 12

Mais um item que você pode usar nas mesinhas: livros. Principalmente os de capa dura, com desenhos bonitos, que chamem a atenção. Geralmente, os de design, moda, gastronomia e decoração têm capas legais e podem ser expostos sem medo.

como decorar mesa de centro 0212Imagens: 12

Não quer ninguém futucando em seus preciosos livros e, ainda assim, quer decorar com eles? Simples: coloque alguma coisa em cima da pilha. A chance de que alguém queira tirar tudo de cima só pra folhear o livro será bem pequena.

Mas a dica que talvez faça mais sentido para todos os casos é: nunca abarrote sua mesa de centro com zilhões de coisas. Além de passar a impressão horrível de desorganização, ela vai perder a função principal de apoio.

como decorar mesa de centro 13aImagens: via

Quem nunca ficou sem graça na casa dos outros, segurando uma xícara por um tempão porque não tinha onde colocá-la depois de tomar um cafezinho? Vamos evitar esse constrangimento, dando espaço para a visita se sentir à vontade sempre.

Caso contrário, nada que uma vassoura de cabeça pra baixo atrás da porta não resolva.

Deixe uma resposta