Cortinas e persianas controlam a entrada de ar e luz na sala de estar. Mas por que não escolher modelos incríveis para fazer isso?
Permitir a entrada de boas energias nos ambientes é algo muito importante para manter a saúde da casa e de seus ocupantes.
A combinação ‘ar puro e raios solares’ ajuda também a dar aquele aspecto alegre à sua sala de estar.
E, quando for necessário, persianas e cortinas podem ajudar a fazer o controle da ventilação e iluminação natural.
Qual a função das cortinas e persianas na decoração de interiores?
“Cortinas e persianas são essenciais para janelas sem venezianas ou para ambientes onde bate muito sol. Elas ainda ajudam na conservação dos móveis, eletrônicos e pisos de madeira, que sofrem danos com a luz solar.” – arquiteta Marina Barotti, em reportagem de M de Mulher.
Sabe-se, portanto, que a principal função das cortinas e persianas nos interiores é fazer o controle da entrada de vento e de luz natural nos ambientes.
Porém, há outras boas coisas que podem ser obtidas também através de sua instalação. A primeira delas é a privacidade das pessoas nos interiores – principalmente à noite, quando as lâmpadas estão acesas. E a segunda o complemento da decoração local.
Sim, as cortinas e persianas podem fazer ambientes, como a sala de estar e os dormitórios, parecerem mais bonitos, elegantes, alegres e confortáveis.
Acrescentadas ao conjunto, elas deixam o espaço mais confortável acústica e termicamente. Fora que, quando fechadas, tornam o cenário mais suave e agradável ao olhar – perfeito para aqueles momentos de descanso e relaxamento.
Como arquitetos e designers utilizam as cortinas e persianas na decoração de interiores
Na decoração de interiores, as cortinas e persianas não precisam estar, necessariamente, frente às janelas. Elas podem também serem usadas como substituto de divisórias, fazendo a separação de ambientes.
Ou ainda como murais, preenchendo panos vazios de paredes. Mas, é claro que sua principal serventia ainda continuará sendo sempre barrar a entrada de vento e luz natural nos ambientes.
Em regiões de clima ameno, é mais correto escolher peças feitas em materiais finos ou com amplas aberturas, que permitam uma melhor passagem do ar. Já em regiões de clima frio, as peças espessas, fechadas e de materiais isolantes são uma escolha melhor.
Agora, independente disso tudo, por fazer parte de um conjunto decorado, as cortinas e persianas devem ser escolhidas de acordo com a proposta visual determinada para a casa.
Outras características das cortinas e persianas relevantes para o decorador são as linhas, texturas, cores e brilhos.
O tipo de peça, bem como sua instalação no ambiente, será determinado pelo impacto visual que se quer causar com a peça. Quando aberta, ela criará uma moldura para a janela e o mundo que se tem lá fora. E quando fechada, criará um grande painel, adicionar mais vida e movimento ao espaço.
Cortinas ou persianas para ambientes residenciais
A pergunta que fica é o que é mais indicado para o fechamento de uma janela de sala? Cortina ou persiana? Fazendo uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar lindos exemplos de projetos de interiores utilizando tanto uma quanto outra opção.
O que a pessoa precisa ter em mente é que nem toda peça encontrada nas lojas serve para o mesmo propósito – deve-se procurar por modelos adequados!
Cortinas e persianas fabricadas para ambientes comerciais são diferentes daquelas fabricadas para ambientes residenciais. No primeiro caso, necessita-se de peças que sejam mais resistentes, que aguentem mais o manuseio frequente e permitam uma fácil limpeza e manutenção. Geralmente, elas são feitas de materiais sintéticos, são mais leves, lisas, de cores neutras, e adequadas para uma decoração sóbria e flexível.
Diferente da descrição anterior, as cortinas e persianas de decorações de casas e apartamentos podem ser feitas de materiais naturais.
Também serem mais pesadas, coloridas, texturizadas e estampadas. Inclusive, querendo, a pessoa pode encomendar uma peça personalizada para sua casa, fazendo-a combinar melhor com os jogos de estofados, mantas, tapetes e almofadas escolhidas para a sala.
Cortinas e persianas na decoração da sala
Como afirmado antes, para uma sala residencial, o arquiteto ou designer de interiores pode utilizar tanto uma cortina quanto uma persiana.
E ainda mais, o profissional tem a chance de propor, se quiser, a combinação de ambas as peças como forma de sistema de fechamento para a janela.
Reforçando, tudo vai depender da incidência de luz e de vendo, assim como da decoração idealizada para o local.
Peças em cores neutras e claras, como o branco, combinam com tudo, mas podem aparentar mais cedo à sujeira resultante do acúmulo de poeira e de gorduras.
É possível optar por cortinas e persianas de cores mais intensas, mas com cautela. Se a ideia é ter só o primeiro modelo – a cortina – como sistema de proteção, deve-se avaliar se o tecido isola, de fato – talvez seja necessário usar um forro tipo blackout.
Quanto às persianas, atualmente existem não só opções com faixas na horizontal quanto na vertical. Algumas peças são feitas de materiais considerados ecologicamente corretos – o que combina bem com decorações residenciais contemporâneas.
E ainda há modelos formados por painéis de tecido, como a tipo “romano” ou “rolo”, que deixam uma sala de estar com aspecto até mais íntimo e aconchegante.
Depois de receber todas estas informações, o próximo passo é você estudar o que fica melhor para a sua casa. Leve em consideração seu gosto e necessidades e escolha as cortinas e persianas perfeitas para sua casa.
Estas dicas de decoração de sala de estar com cortinas e persianas foi criada pela equipe Viva Decora.
