Cortinas e persianas: o que é indicado para sala de estar

Cortinas e persianas: o que é indicado para sala de estar

Cortinas e persianas controlam a entrada de ar e luz na sala de estar. Mas por que não escolher modelos incríveis para fazer isso?

Permitir a entrada de boas energias nos ambientes é algo muito importante para manter a saúde da casa e de seus ocupantes.

A combinação ‘ar puro e raios solares’ ajuda também a dar aquele aspecto alegre à sua sala de estar.

E, quando for necessário, persianas e cortinas podem ajudar a fazer o controle da ventilação e iluminação natural.

cortinas e persianasStudio Deux

Qual a função das cortinas e persianas na decoração de interiores?

“Cortinas e persianas são essenciais para janelas sem venezianas ou para ambientes onde bate muito sol. Elas ainda ajudam na conservação dos móveis, eletrônicos e pisos de madeira, que sofrem danos com a luz solar.” – arquiteta Marina Barotti, em reportagem de M de Mulher.

cortinas e persianasCristina Lembi

Sabe-se, portanto, que a principal função das cortinas e persianas nos interiores é fazer o controle da entrada de vento e de luz natural nos ambientes.

Porém, há outras boas coisas que podem ser obtidas também através de sua instalação. A primeira delas é a privacidade das pessoas nos interiores – principalmente à noite, quando as lâmpadas estão acesas. E a segunda o complemento da decoração local.

cortinas e persianasHildebrand Silva Arquitetura

Sim, as cortinas e persianas podem fazer ambientes, como a sala de estar e os dormitórios, parecerem mais bonitos, elegantes, alegres e confortáveis.

cortinas e persianasStudio Ecoara

Acrescentadas ao conjunto, elas deixam o espaço mais confortável acústica e termicamente. Fora que, quando fechadas, tornam o cenário mais suave e agradável ao olhar – perfeito para aqueles momentos de descanso e relaxamento.

cortinas e persianasINÁ Arquitetura

Como arquitetos e designers utilizam as cortinas e persianas na decoração de interiores

Na decoração de interiores, as cortinas e persianas não precisam estar, necessariamente, frente às janelas. Elas podem também serem usadas como substituto de divisórias, fazendo a separação de ambientes.

Ou ainda como murais, preenchendo panos vazios de paredes. Mas, é claro que sua principal serventia ainda continuará sendo sempre barrar a entrada de vento e luz natural nos ambientes.

Em regiões de clima ameno, é mais correto escolher peças feitas em materiais finos ou com amplas aberturas, que permitam uma melhor passagem do ar. Já em regiões de clima frio, as peças espessas, fechadas e de materiais isolantes são uma escolha melhor.

Agora, independente disso tudo, por fazer parte de um conjunto decorado, as cortinas e persianas devem ser escolhidas de acordo com a proposta visual determinada para a casa.

Outras características das cortinas e persianas relevantes para o decorador são as linhas, texturas, cores e brilhos.

O tipo de peça, bem como sua instalação no ambiente, será determinado pelo impacto visual que se quer causar com a peça. Quando aberta, ela criará uma moldura para a janela e o mundo que se tem lá fora. E quando fechada, criará um grande painel, adicionar mais vida e movimento ao espaço.

cortinas e persianasYamagata Arquitetura

Cortinas ou persianas para ambientes residenciais

A pergunta que fica é o que é mais indicado para o fechamento de uma janela de sala? Cortina ou persiana? Fazendo uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar lindos exemplos de projetos de interiores utilizando tanto uma quanto outra opção.

O que a pessoa precisa ter em mente é que nem toda peça encontrada nas lojas serve para o mesmo propósito – deve-se procurar por modelos adequados!

cortinas e persianasBruno Gap

Cortinas e persianas fabricadas para ambientes comerciais são diferentes daquelas fabricadas para ambientes residenciais. No primeiro caso, necessita-se de peças que sejam mais resistentes, que aguentem mais o manuseio frequente e permitam uma fácil limpeza e manutenção. Geralmente, elas são feitas de materiais sintéticos, são mais leves, lisas, de cores neutras, e adequadas para uma decoração sóbria e flexível.

Diferente da descrição anterior, as cortinas e persianas de decorações de casas e apartamentos podem ser feitas de materiais naturais.

Também serem mais pesadas, coloridas, texturizadas e estampadas. Inclusive, querendo, a pessoa pode encomendar uma peça personalizada para sua casa, fazendo-a combinar melhor com os jogos de estofados, mantas, tapetes e almofadas escolhidas para a sala.

cortinas e persianasAndrea Fonseca

Cortinas e persianas na decoração da sala

Como afirmado antes, para uma sala residencial, o arquiteto ou designer de interiores pode utilizar tanto uma cortina quanto uma persiana.

E ainda mais, o profissional tem a chance de propor, se quiser, a combinação de ambas as peças como forma de sistema de fechamento para a janela.

Reforçando, tudo vai depender da incidência de luz e de vendo, assim como da decoração idealizada para o local.

Peças em cores neutras e claras, como o branco, combinam com tudo, mas podem aparentar mais cedo à sujeira resultante do acúmulo de poeira e de gorduras.

É possível optar por cortinas e persianas de cores mais intensas, mas com cautela. Se a ideia é ter só o primeiro modelo – a cortina – como sistema de proteção, deve-se avaliar se o tecido isola, de fato – talvez seja necessário usar um forro tipo blackout.

cortinas e persianasRafael Guimarães

Quanto às persianas, atualmente existem não só opções com faixas na horizontal quanto na vertical. Algumas peças são feitas de materiais considerados ecologicamente corretos – o que combina bem com decorações residenciais contemporâneas.

E ainda há modelos formados por painéis de tecido, como a tipo “romano” ou “rolo”, que deixam uma sala de estar com aspecto até mais íntimo e aconchegante.

cortinas e persianasAH!SIM

Depois de receber todas estas informações, o próximo passo é você estudar o que fica melhor para a sua casa. Leve em consideração seu gosto e necessidades e escolha as cortinas e persianas perfeitas para sua casa.

Estas dicas de decoração de sala de estar com cortinas e persianas foi criada pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

Alô, São Paulo!
últimos dias!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Participe da imersão simplichique e tire do papel seu sonho de trabalhar com decoração de ambientes!

  • CIRCUITO DE PALESTRAS
  • ENCONTRO PRESENCIAL
  • ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS