As vantagens de usar lâmpada de LED na decoração da casa

lâmpada de led 03

Certamente você já ouviu falar em lâmpada de LED. Também, pudera, elas estão com tudo na decoração. Mas não se trata de uma tendência ou de um modismo; existem outras razões para elas terem ganhado tanta notoriedade e é sobre isso que vamos falar hoje.

Antes de mais nada, o que significa “LED”?

Muita gente desconfia que LED seja uma sigla, mas não faz ideia do que ela significa. De fato, LED é mesmo uma sigla e quer dizer Light Emitter Diode (diodo de emissão de luz, em português), que é a tecnologia usada para transformar energia elétrica em luz.

Você Sabia?

O LED não é uma invenção atual. Ele foi criado em 1963 pelo inventor americano Nick Holonyak (que ainda é vivo) apenas na cor vermelha e foi bastante usado em aparelhos eletrônicos como indicadores de estado, ou seja, para mostrar se o equipamento estava ligado (LED aceso) ou desligado (LED apagado).

Uso de Lâmpada de LED na decoração

Iluminação é um campo muito vasto e técnico que, por muitas vezes, exige a consulta de um especialista. Pense em quantas vezes você já foi comprar uma lâmpada e precisou da ajuda de alguém para decidir qual modelo levar.

lâmpada de led 06

E atualmente, a variedade de tipos, formatos e cores das lâmpadas de LED tem chamado muita atenção do consumidor. Mas por que elas ganharam tanto destaque assim? O que elas têm que outras lâmpadas convencionais não têm?

Vantagens da lâmpada de LED

Economia: essa é a maior vantagem da lâmpada de LED. O consumo de energia dela é bem baixo em relação às outras, podendo chegar numa economia de até 70%. Por isso, é interessante substituir as lâmpadas que você tem em casa por LED. Você vai notar a diferença quando abrir a conta de luz.

Maior eficiência: graças à sua tecnologia, são muito mais eficientes do que lâmpadas fluorescentes e halógenas.

lâmpada de led 02

Maior vida útil: elas não apenas são mais eficientes; possuem também maior vida útil que as outras. Ou seja, sua lâmpada de LED vai demorar muito mais para pifar. Também é importante frisar que o efeito flash não danifica a lâmpada. Isso quer dizer que, ao contrário das fluorescentes, acender e apagar rápido não corre o risco de queimá-la.

Ausência de raios infravermelhos: é por isso que as lâmpadas de LED não emitem calor. Assim sendo, são ideais para aqueles projetinhos DIY fofos que envolvem papel, plástico ou qualquer material mais sensível que possa ser danificado com o calor constante.

pendente 02

Ausência de raios ultravioleta: podem ser usadas, por exemplo, para dar destaque a obras de arte e quadros sem danificar a composição química deles. Sem falar que não fazem nenhum mal à saúde da nossa pele.

Ecologicamente correta: como não possuem mercúrio, chumbo ou outros materiais agressivos ao meio ambiente, podemos dizer que, nesse sentindo, elas são ecologicamente corretas. Como a vida útil delas é maior, o descarte das lâmpadas de LED demora mais para acontecer, o que também só traz benefícios para o planeta.

Resistência a impactos e vibrações: já que não possuem filamentos internos, elas são mais resistentes.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que a lâmpada de LED nos oferece.

Como escolher uma lâmpada de LED?

Observe qual a finalidade da iluminação que você deseja dar ao cômodo. Luzes amareladas (quentes) trazem mais aconchego e, por isso, são mais indicadas para ambientes de relaxamento (ótima pedida para quartos). As brancas (frias) emitem uma luz mais brilhante, ideal para ambientes de trabalho ou manipulação de pequenos objetos.

lâmpada de led 04

Quando for comprar uma lâmpada de LED, não se assuste ao ver o termo “temperatura de cor”. Não, elas não esquentam. Esse é apenas o termo técnico usado para classificar a tonalidade da luz: quanto mais fria, maior a temperatura de cor dela. Fiz um esqueminha para facilitar o entendimento:

temperatura de cor lâmpada de led

A potência das lâmpadas é medida através dos lúmens. Os famosos WATTS indicam apenas o consumo daquela lâmpada, e não sua intensidade. Mas a grosso modo, e bem leigamente falando, imagine que:

consumo lâmpada de led

E não se esqueça de conferir o soquete das lâmpadas! O tipo E27, aquele de rosquear, é o mais comum, provavelmente é o mais usado aí na sua casa. A maioria das lâmpadas de bulbo possuem esse tipo, por isso, vai ser mais difícil de errar se você optar por elas.

lâmpada de led 05

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

Banner simplichique publi 515x100Colaboração: LED Planet


Tem mais Simplichique aqui:

Deixe uma resposta