Tem sido comum as construtoras lançarem empreendimentos residenciais com ambientes cada vez menores e apertados, seja por economia de obra ou por falta de espaço físico mesmo. Não sei vocês, mas sempre que eu pesquiso por “salas pequenas de apartamentos” na uébi, ou aparecem aquelas quitinetes com espaços integrados ou aparecem salas um pouco mais amplas, que cabem um monte de coisa, mesmo sob o título de “pequenas”.
Imagem: via
Minha sala de estar, por exemplo, tem só 2,40m de largura, é ridícula de tão estreita, e moro num apartamento que não é tão pequeno assim para um casal. Pensando nisso, resolvi fazer uma seleção minuciosa de salas realmente pequenas para inspirar quem estiver pensando em mobiliar e decorar a sua.
Basicamente, a principal dica para salas assim é não entupir o cômodo de móveis. E não falo nem no “menos é mais”, mas usar o bom senso mesmo e ver que o que não couber é desnecessário. O mobiliário que geralmente é suficiente: um sofá (1 mesmo, esqueça conjunto de 3 e 2 lugares), um móvel para TV e uma mesinha lateral, caso haja espaço.
Marcenaria sob medida pode ajudar também, se seu orçamento permitir. Procure aproveitar ao máximo as paredes para instalar os móveis, deixando o piso livre. É um truque que quase sempre funciona: quanto mais área de piso você conseguir ver, maior você vai achar que é o tamanho da sala.
Notaram algo em comum em todas as fotos acima? (pode voltar e observar com atenção, eu espero!)
.
Percebeu?
.
A mesinha de centro quebra um baita galho na decoração, mas em salas pequenas, evite. Por mais estreita que fosse, em todos os casos dos ambientes mostrados nesse post, o móvel só iria atrapalhar a circulação. É por isso que nenhuma delas tem mesa de centro.
Isso sem falar no perigo que existe numa sala abarrotada de móveis, porque a chance de qualquer pessoa se esbarrar neles a toda hora é muito grande. Com crianças e idosos em casa, então, esse perigo aumenta. Todo cuidado é pouco, gente.
Imagem: via
Se existe largura suficiente, ao invés da mesinha de centro, opte por um ou dois pufes. Eles são verdadeiros coringas em apartamentos pequenos e vão servir como assentos extras, quando sua parentaiada vier lhe visitar. E o melhor de tudo: cabem em qualquer cantinho, debaixo de algum móvel, por exemplo. Você ainda pode usá-lo para apoiar os pés quando for assistir TV de perna pro ar na maior phyneza.
Essas são apenas algumas dicas bem genéricas que funcionam para ambientes de dimensões limitadas.
Mas se você mora em um apartamento pequeno e está passando pelo grande dilema que é decorá-lo da maneira certa, eu sei o que você está passando. Porque sim, eu também passei por isso. E sei de casos de pessoas que investiram em todos os móveis do ambiente e tiveram que devolver alguns deles porque depois de colocados no espaço, eles simplesmente não cabiam lá ou atrapalhavam demais a circulação.
Se identificou?
Isso é muito mais comum do que se imagina. Se você também está com medo de errar na hora de mobiliar seu apê pequeno, meu ebook vai ser bastante útil. Nele, eu mostro os 7 principais erros que muita gente comete ao tentar decorar por conta própria um espaço muito pequeno e também dou soluções para que você não caia na mesma cilada. Um verdadeiro aprendizado para você levar para a vida inteira!
Clique no botão abaixo para saber mais sobre meu ebook!

Adorei as dicas… comprei apt e já estou ansiosa mudar la, já to pensando como vai ser a decoração na minha sala!!!
Beeeijos
Que legal, Tais! Essa fase da ansiedade é até gostosinha, vai… muitas expectativas para o que vem pela frente, né. Agora é a hora de botar em prática um planejamento pra você não se perder nos gastos e poder fazer tudo da forma mais prática possível. Tem dicas bem legais pra vc nesse post aqui: https://www.simplichique.com.br/dicas-para-otimizar-seus-gastos-com-decoracao/
Um beijo!