Jiboia, uma das melhores plantas para ter em casa

Jiboia, uma das melhores plantas para ter em casa

Com a jiboia, vamos dando sequência a nossa coluna sobre plantas ótimas para decorar a casa. Essa, aliás, é uma das melhores e você já vai entender o porquê.

Se você adora plantas mas acha que tem o dedo podre pra cultivar, aposte nessa. Sério. Esqueça os cactos e as suculentas. Não existe planta mais fácil de cuidar do que a jiboia. Se tiver espaço, ela vai se multiplicando feito coelho.

Ela é uma planta trepadeira, cuja origem não poderia ser mais tropical: vem da Polinésia Francesa, um arquipélago situado no oceano Pacífico. Por isso, ela se deu super bem no nosso clima brasileiro e hoje, é muito difícil que alguém não conheça essa planta, mesmo não sabendo como ela se chama.

jiboia na decoração

Suas folhas têm manchinhas amarelas, o que torna a jiboia uma bela planta ornamental. Mas cuidado! Assim como a planta anterior, a Costela de Adão, a jiboia também é tóxica e deve ser mantida longe de crianças e animais domésticos.

Ela é ideal pra apartamentos, porque é uma planta de meia luz, ou seja, ela não precisa receber sol diretamente, só precisa que o ambiente tenha bastante luz natural. Se dá bem na sombra também, mas suas folhas vão apresentar um verde mais escuro e talvez ela não cresça tanto.

jiboia na decoraçãoImagens: 12

Ela gosta de calor e de água, então o ideal é que você regue mais no verão e menos no inverno, quando as plantinhas entram numa espécie de hibernação. No verão, pode regar 3 vezes por semana, se estiver muito quente; no inverno, de 1 a 2 vezes por semana.

COMO FAZER MUDAS DE JIBOIA

Se tem uma planta que é fácil de fazer mudinhas, essa planta é a jiboia. Antes de mais nada, é interessante saber que o processo que você vai fazer se chama estaquia, ou seja, você vai estimular que uma parte da planta (cujo termo técnico é estaca) crie novas raízes, para poder plantá-la em outro local.

Para fazer uma muda de jiboia, você precisa cortar um pedaço da sua planta que esteja em desenvolvimento e que possua raízes aparentes. A ponta dos galhos é a melhor parte para fazer a estaquia.

Faça um corte em diagonal no caule da sua jiboia e você terá um pedaço solto da planta; é ele que você vai usar para fazer a muda. A partir daqui, você tem dois caminhos: usar terra ou água.

Imagem: Dica Virtual Plantas

Se optar pela terra, deixe esse galho solto secando por 24 horas e, então, coloque-o num novo vaso com terra. Enfie o galho de maneira que as raízes fiquem enterradas e regue. Em alguns dias, a muda vai pegar e a planta vai passar a crescer.

Há quem prefira fazer isso usando água; dizem até que ela cresce mais rápido assim. Assim que você cortar o galho da jiboia-mãe, coloque-o num vaso com água limpa. Não precisa ser muita água, só o suficiente para cobrir as raízes. O legal desse método é que você conseguir acompanhar, dia após dia, o surgimento das novas raízes, que nascem bem branquinhas. Quando a muda estiver cheia de novas raízes, está na hora de transplantar para um vaso com terra.

Imagens: 12

Salve ou pine a ficha técnica da jiboia pra consultar quando precisar:

jiboia na decoração

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa planta, vamos ver como ela pode ser a estrela da sua decoração.

COMO USAR JIBOIA NA DECORAÇÃO

Se tem uma planta que dá certo na decoração, é ela. Como é uma planta trepadeira, quando cultivada em vasos, ela pendura seus galhos e e isso cria um efeito muito bonito se o vaso for colocado em lugares altos, como estantes e prateleiras.

jiboia na decoração

jiboia na decoraçãoImagens: 12

E ela fica linda pendurada! Como gosta de umidade, é perfeita pra você cultivar no banheiro, por exemplo. Só se certifique de que o ambiente é bem iluminado que ela vai se desenvolver bastante.

jiboia na decoraçãoImagem: Limão Nágua

Além de ser uma planta bonita e fácil de cuidar, ela também é excelente para purificar o ar. A jiboia tem a capacidade de remover resíduos tóxicos do ar, como formaldeídos e benzeno, e não é crendice popular, não. Ela é uma das poucas espécies recomendadas pela NASA para termos dentro de casa com essa finalidade.

Jiboia e hangers: a perfeição! Os hangers, esses suportes pra plantas suspensos feitos de fios, estão super na moda e são ótimos para apoiar plantas como ela, que penduram seus ramos.

jiboia na decoraçãoImagem: Casa Vogue

O tamanho dela vai depender do vaso onde está plantada. Se tiver pouco espaço, obviamente ela não vai crescer muito; se for um vaso maior, ela enche bastante e pendura.

jiboia na decoraçãoImagem: While Home

Mas também é possível cultivar como vaso de mesa; para isso, é interessante podar a cada 5 ou 6 meses para que ela mantenha o formato e seus galhos não pendurem.

jiboia na decoração

jiboia na decoraçãoImagens: 12

Eu, particularmente, acho lindo deixar a jiboia em prateleiras com seus galhos suspensos. A “cascata” que eles formam traz um aspecto reconfortante à decoração; leva a natureza para dentro de casa, e o que é melhor, sem precisar de tantos cuidados específicos.

jiboia na decoraçãoImagem: Casa de Firulas

Então, se fosse pra “determinar” um modo de uso para ela, eu diria pra deixar a jiboia mais pra cima, usando no alto de algum móvel, e outras espécies embaixo. Assim, você cria uma mini selva dentro de casa, brincando com as alturas, formatos e cores das plantas e não deixa nenhum canto sem um verdinho. E dessa forma, você deixa a planta fora do alcance dos seus bichinhos – lembre-se, eles não podem ingerir nenhuma parte dela!

jiboia na decoraçãoImagem: Casa Vogue

Viu como a jiboia é excelente pra ter em casa? Se você tem uma, conte aqui nos comentários o que acha dela!


58 Reviews on Jiboia, uma das melhores plantas para ter em casa

  1. Manu, esse post entrou na minha listinha, estava curiosa pelas suas dicas. E adorei. Amo essa planta, acho que ela cai bem em qualquer decoração e ainda nos ajuda a purificar o ar. O que eu mais amo nela é esse efeito trepadeira. AMO! E adorei um referência sua das jiboias em hangers de macramê, que efeito lindo!!!! Vontade de pendurar várias, agora em casa! <3
    Beijo grande, flor! Thamyrez

    1. Eu também fico louca com elas assim, penduradas, acho muito lindo! É uma planta maravilhosa, sem sombra de dúvidas. 🙂
      Super bjo, querida!

    2. Ganhei uma da minha irmã, Amei! ela está linda,muito fácil de cuidar.

    1. Marilu, geralmente quando qualquer planta amarela, é sinal de que ela tá pegando sol demais; tenta mudar sua jiboia de lugar, põe num local onde não bata sol direto, pra ver como ela se comporta!

  2. Amei suas dicas. Sou fã da jiboia há muito tempo e tenho uma lindíssima em casa. Dela já fiz muitas mudas para presentear familiares e amigos. Amo plantas.
    Obrigada por partilhar suas ideias conosco.
    Um abraço
    Rubia Maldi

  3. Virei fã da Jiboia-verde e adorei saber mais aqui neste Post. Obrigada por compartilhar este conteúdo. Abs

  4. Olá! Adorei o post, mas fiquei com uma dúvida. Eu tenho um vaso com treliça. Se eu plantar a jiboia ela “sobe” e se enrosca na treliça do vaso? Ou ela é melhor suspensa mesmo?

    Obrigado

    1. Ela enrosca! Na casa da minha vó, tinha jiboia em várias paredes por lá que foi subindo sem ninguém ter plantado. Ela chegou a enroscar até em caules de outras plantas também.

  5. Bom dia!
    Eu coloquei uma jiboia na minha cafeteria e alguns clientes comentaram que não era bom para os negócios, pois ela “cresceria para baixo”…
    Sabes alguma coisa sobre essa lenda urbana?
    Atenciosamente,

    1. Então, pelo que eu sei, é justamente o contrário, ela é ótima para negócios! Conversei com uma amiga minha que é terapeuta holística e ela me confirmou que segundo o Feng Shui, a jiboia é considerada uma planta do elemento água, que é também o mesmo elemento para o trabalho. Então, ela é adequada sim para ajudar nos negócios.
      Espero ter ajudado!

    2. Acabei de lê sobre isso que perguntou. Segundo a crença Umbanda, tem um monte de mistérios, eu respeito mas penso que qualquer verde de plantas na casa alegra a vida. Já o Feng Shui acredita que se ela estiver pendurada não é bom, querela deve crescer para cima, eu gosto de todo jeito… Estou transformando minha casa numa florestinha, depois dessa moda de URBAN JUNGLE, chegar e casa e relaxar olhando as plantas não tem coisa mais gostosa.

    3. Olá.
      Então dizem que funciona assim: se tiver ela ” caindo ” ou seja pra baixo, não é ideal pois o mesmo seria com a vida , negócio, amor , $!
      O ideal é fazer subir …ou em suporte. Ou toco, madeira , parede ..enfim!
      Sempre ouvi isso. Um dia tava numa loja e ouve pessoas comprando comentando isso !
      😄

  6. Como faço para a jiboia ficar pendente? Retiro a madeira do vaso?

    1. Olha, as minhas foram sozinhas, elas mesmas foram crescendo e pendurando. Se você usa a madeirinha como escora, talvez seja legal tirar mesmo… deixa ela ir pra direção que ela naturalmente escolher. Elas crescem muito!

  7. Eu queria saber como faço para podar a minha jibóia ela está quase pegando no chão

    1. Você pode cortar os galhos normalmente; eu faço isso na minha, ela volta a crescer depois de um tempo.

  8. Olá comprei hoje uma jibóia amarela num vasinho e ela está cheia de folhagens muito bonita. Acredito que os cuidados com esse tipo são os mesmos da verde né? E será que a amarela também cai em efeito cascata?

  9. Olá, adorei o post! Só gostaria de saber se ela cresce rápido?

    1. Ela cresce rápido sim, Mariana. Se você podar constantemente, ela cresce ainda mais rápido!

  10. Tenho jiboia plantada no vaso e tenho uma na água…. Na água ela aumenta muiiiiiito e fica linda.
    Só precisa trocar a agua todos os dias por conta do mosquito da dengue.

  11. Fiz um mini sistema de aquaponia com meu aquário, plantei essa Jiboia, incrível ela subiu pela parede e cobriu a janela toda, já tirei até minha cortina virou basicamente uma cortina de Jiboia… incrível!

    1. Manda uma foto. Fiquei curiosa

    2. Nossa! Quero muito ver uma foto também! Deve estar incrível

  12. Comprei uma jiboia e estava com muitas dúvidas sobre as regas, devo molhar as folhas ou somente a terra?

    1. Olha, eu sempre molho só a terra das minhas e elas se dão super bem. O que eu faço, muito raramente, é passar um paninho úmido nas folhas só pra tirar a camada de poeira que vai juntando com o tempo mesmo. Faço isso com todas as minhas plantinhas que têm essas folhas mais duras, tipo algumas suculentas ou aquelas flores da fortuna, sabe?

  13. Eu amei muito esse post, eu tenho uma e ñ sabia como gerar mais algumas e tb queria q a minha ficasse maior. Agora vou tentar multiplicala e vou tentar fazer em vasinho de mesa e em vasos maiores tb. Muito obrigada.

  14. Posso planta-lá diretamente no chão?

    1. Pode também, Sandra! Na casa da minha vó, tinha jiboia plantada direto no chão por muitos anos!

  15. BOA TARDE, AMEI O POST.

    TAMBÉM OUVI DIZER QUE A JIBOIA, POR CRESCER ASSIM ENRAMADA, ELA NAO SERIA BOA PARA DENTRO DE CASA POR ROUBAR A ENERGIA DE QUEM ESTÁ DENTRO.
    JÁ OUVIRAM ALGO SOBRE ISSO?

    ESTOU COM DUAS JIBOIAS RECEM ADQUIRIDAS QUE ESTAO PARA PENDURAR, OU SEJA, VAO CRESCER PARA BAIXO… AGORA FIQUEI CHEIA DE NÓIA. JÁ PENSANDO EM ME DESFAZER DELAS.

    GRATIDAO

    1. Oi Ana! Não se desfaz dela não! Ela é uma planta muito boa pra tirar poluentes do ar; o que você pode fazer é ir podando os ramos pra eles não pendurarem. Eu podo a minha de tempos em tempos, pra não deixar ela chegar perto do chão (tenho 2 gatos e como ela é tóxica para animais, sempre deixo numa prateleira alta).
      Dá uma chance a mais para as suas 🙂

  16. Manu, adoro plantas e tenho a Jiboia em minha sala e a minha eu coloquei uma haste dentro do jarro e ela arrodeou todo o jarro e está linda. Gostei do seu blog. Bjs

    1. Nossa, Marly, que linda! A jiboia realmente é uma planta incrível.
      Muito obrigada pelo comentário! 💚
      Beijo grande!

  17. Comprei a minha faz uns 2,5 meses mas até hoje os ramos não caíram …
    Quanto tempo será que demora pros Ramos começarem a ficar pendurados ?

    1. Giulia, acho que 2 meses e meio é um tempo pequeno para que ela cresça a ponto de pendurar. Tenha paciência e continue cuidando dela com muito amor que logo, logo, ela vai lhe recompensar 🙂
      Um beijo!

  18. Oi!! Adorei o seu blog. Tenho uma Jibóia e acho ela linda, mas estão aparecendo manchas e algumas folhas estão ressecando. O que pode ser?

    1. Como tem sido as regas dela, Fabiola? Você coloca água em que frequência e em que quantidade?
      Quanto às manchas, são manchas tipo queimadinhas? Se for, tá parecendo que ela precisa de mais água.

  19. Olá! Você saberia me informar o tamanho que essa planta atinge se plantada em um vaso?

    1. Oi Rebeca! Vai depender do tamanho do vaso, da terra usada, da adubação… mas pra você ter uma ideia, eu tenho uma plantada em um vaso pequeno, dividindo o mesmo espaço com uma planta de outra espécie, quase nunca adubo e a jiboia pendurou muito! É apenas um galho, mas é um galho super comprido rs

  20. Troquei a minha de lugar.. deixei-a no alto da prateleira da cozinha…ela rodeou o tronco pequeno e agora está caindo em cascata… está lindo de ver…

  21. Adorei as informações e dicas. A jiboia é uma das plantas mais lindas. Tenho em meu escritório de minha indústria e ela realmente elimina odores no escritório provenientes da indústria de plástico. Amo esta planta.

  22. Eu tive em um estabelecimento e um jibóia num vaso grande e no centro do vaso tinha uma estrutura tipo uma vara mas bem grossa(artesanal)e Rudá jibóia gruda nesse pau.quero saber se existe dentro desse objeto algo que estimula ela grudar …poq fica a planta fica dentro do banheiro e no salão fechado (sem sol).

  23. Minha Jiboia está com parte das folhas queimada, estava em uma área externa ensolarada, coloquei alguns dias na sombra, mas parece murchar. O que posso fazer para que ela sobreviva?

    1. Olha, Taciane, pela experiência que tenho com as minhas, elas só murcharam quando eu deixei de colocar água com frequência. Você tem botado água nelas de quanto em quanto tempo?

  24. Olá tenho uma jibóia em casa , está em cima do meu freezer está caída até o chão.quem gosta de plantas compre ela é linda ,e ainda tenho TB na água.adorooo

  25. Ola.. Comprei uma jiboia mas eu gostaria de colocar ela num palet q eu tenho no quintal só que daí ela vai tomar sol direto….. Sera q ela vai morrer com o s ol

    1. Morrer, ela não morre, Inez; mas a aparência dela vai ficar diferente e é provável que ela fique com folhas amareladas por causa do sol.

  26. Observei que as jiboias se fixam a troncos de árvores. Uma vez vi uma “subindo” uma parede, queria saber se elas se fixam naturalmente nas parede, ou tenho que usar algum suporte.

    1. Elas se fixam naturalmente. Na casa da minha vó, antigamente, tinha uma parede tomada por elas e minha vó nunca prendeu nenhum caulezinho sequer. Mesma coisa nos troncos! Claro, se você quiser colocar algum suporte pra direcionar as plantas para onde você quer que elas subam, vai ajudar muito, mas depois elas mesmas seguem o caminho natural delas 🙂

  27. Manu amei suas dicas sobre essa planta maravilhosa!!! Mesmo sem conhecer a planta meu ( cantinho Zen é rodiado delas) agora depois das suas dicas vi que estava certa na escolha das minhas plantas. E detalhe sem saber istou cuidado delas muito bem porque estão li ndas e parecem felizes. Adoraria poder mandar uma foto para compartilhar com vc minhas meninas. Desde de já grata.

  28. Não culpe a pobre jiboia por azares da vida. Em geral, os políticos nos causam mais estragos do que qualquer planta. Com seu peso e tipo de caule, a jiboia tende a descer e chegar ao chão. Não é culpa dela, é a gravidade, o que nos segura na terra. Já ouvi gente sugerindo alguém a arrancar a shefflera porque um amigo lhe dissera que dava má sorte. Não sei de onde tiraram isso. As columeias nas paredes de minha varanda de apertamento também caem e só me trazem boas sensações, verde repousante, flores que atraem os bem-te-vis e beija-flores que adoram seu néctar. Em suma, se tiver espaço, acrescente o verde das plantas. É o verde da vida. Não importa para onde cresçam. É só a natureza.

  29. Olá, tenho uma linda jiboia e está bem comprida e em lugar alto, então ela fica caída sobre a parede, fica muito linda , mas o que está acontecendo é que algumas folhas no final da planta parece que estão atrofiando , estão pequenas e vão se enrugando e não cresce mais. O que devo fazer?

  30. Boa noite! Gostaria de saber se posso ter uma planta dessas no meu estabelecimento ,para ter mais clientes e limpeza de mau habiente ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *