6 passos para deixar sua casa mais saudável | Simplichique

6 passos para deixar sua casa mais saudável

Todo começo de ano a gente fica mais animado com promessas de mudança e renovação. Fazemos planos, simpatias, desejos, tudo isso para uma vida melhor no ano que se inicia, mas não adianta fazer uma faxina espiritual se o seu habitat permanece inalterado a vida inteira. A energia tem que ser renovada também no lugar onde você vive porque isso vai se refletir diretamente no seu bem estar.

E para essa renovação – é bom deixar claro – não estou falando de altos investimentos, pelo contrário. Você pode fazer pequenas mudanças em sua casa que certamente trarão uma atmosfera muito mais agradável e saudável a todos que desfrutam daquele lugar. Aqui estão seis exemplos de como isso é possível.

1 – Ponha uma roupa de cama nova

simplichique casa mais saudável 01

Experimente usar nesse começo de ano aquele jogo de cama que você ganhou faz tempo (não se esqueça de lavar antes de usar!) e nunca colocou no uso porque estava esperando uma “ocasião especial” que nunca veio. Lembre-se: eles não vão durar para sempre e quanto mais tempo guardados, maior a chance de embolorar. E vamos combinar, só o fato de ver algo novo em casa já nos traz uma sensação de bem estar.

Permita esse pequeno luxo uma vez na vida e veja como é gostoso deitar numa cama bem arrumada, com lençóis novinhos. Aproveite para comprar travesseiros novos se os seus já tiverem mais de dois anos de uso – e tente não passar mais do que isso usando o mesmo travesseiro, mesmo se você costuma higienizá-los frequentemente.

2 – Desinfete superfícies

simplichique casa mais saudável 02

Além dos óbvios, como banheiros e cozinhas, existem outros locais da sua casa que precisam de higienização: os teclados dos computadores, seu celular e/ou tablet, o mouse e os monitores (alô pessoal que curte comer na frente do computador, as comidas e bebidas espirram nos monitores também, ok?).

Outros ainda que você nem imagina que estão cheinhos de germes: os interruptores, maçanetas de porta, controles remotos, corrimões, carregadores e outros tipos de tomadas, as chaves de casa ou do carro, os puxadores dos armários, os brinquedos do seu filho e mais qualquer lugar onde todo mundo natural e corriqueiramente põe a mão. Eu costumo limpar muita coisa com álcool ou vinagre branco, mas leia sempre as especificações, principalmente dos eletrônicos, antes de aplicar qualquer produto químico neles.

3 – Experimente a aromaterapia

simplichique casa mais saudável 03

Da mesma forma que cheiros ruins nos causam repulsa, cheirinhos agradáveis nos dão sensações boas. Procure espalhar pela casa sachês e aromatizadores de sua preferência, especialmente nos cômodos onde você passa mais tempo. Alguns aromas são relaxantes, como a lavanda, por exemplo, e por esse motivo, são ótimos para você perfumar seu quarto e ter uma noite de sono mais tranquila.

Outra dica é procurar, em lojas especializadas em roupas de cama, borrifadores de perfumes; algumas têm aromas próprios e, por serem essências específicas para lençóis, não mancham os tecidos e deixam a cama super cheirosinha a noite toda.

4 – Areje a casa

aec268-62-propostas00

Não importa se faça frio ou calor, tenha sempre o hábito de abrir portas e janelas para circular o ar dentro da sua casa. Isso impede que germes fiquem presos em seu interior, sem falar que renova sua energia, pois ela deve sempre estar fluindo em movimento para que tenhamos um ambiente saudável.

5 – Limpe as solas dos seus calçados

simplichique casa mais saudável 05

Às vezes, a gente esquece que traz um monte de porcaria da rua pelas solas dos nossos sapatos. Portanto, se você não tem o hábito de limpá-las constantemente, faça isso agora; deixe a sujeira de fora lá fora! Aproveite e providencie um capacho novo para sua porta de entrada (será que o seu já não está sujo e velhinho?) e sempre, eu disse SEMPRE limpe os pés antes de entrar em qualquer lugar, seja em sua casa ou não.

6 – Desapegue 

simplichique casa mais saudável 06

É impressionante como a gente acumula tralha ao longo dos anos. E posso dizer por experiência própria que grande parte dessas coisas, a gente dificilmente vai usar de novo. Organize seus armários, veja o que você realmente vai usar e separe do que você já não usou há mais de um ano. Pense no seguinte:

  • – Tranqueiras guardadas ocupam espaço, e com certeza ele poderia ser utilizado para guardar outras coisas realmente úteis;
  • – Se você não usa mais, tem outras pessoas que estão precisando daquilo; procure doar a alguém ou a instituições de caridade (muitas delas vão retirar os objetos na sua casa e você não precisa ter trabalho algum);
  • – Coisas armazenadas sem uso rotineiro significa energia parada na sua casa. Se é renovação que você está querendo nesse começo de ano, deixar coisas esquecidas no fundo de um armário não é a melhor forma de consegui-la.
Imagens: 123456

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta