{Estilo Simplichique #30} Dicas para morar bem em apartamentos pequenos

small-madrid-apartment

Esse apartamento em Madri, além de nos inspirar, passa algumas dicas de como é possível morar confortavelmente em um lugar pequeno. Confira as dicas e aprenda a colocá-las em prática para que seu pequeno apartamento pareça um grande palacete.

Integre o que puder

A uma primeira vista, nem parece mas a sala, que é o principal cômodo do apartamento, agrega quatro ambientes ao mesmo tempo: estar, jantar, cozinha e home office. Se a estrutura do seu prédio permitir, talvez a derrubada de algumas paredes seja a melhor solução para resolver o problema dos ambientes pequenos.

apartamento pequeno decoração

Detalhe para o sofá, que faz a “divisão” da sala de estar para o home office. Se houver largura suficiente em sua sala, dar uma função alternativa a alguns móveis é uma boa pedida para criar dois ambientes onde originalmente só haveria um.

apartamento pequeno decoração

A parede de tijolinho aparente, junto com outros elementos de madeira maciça, faz um contraponto rústico na decoração mais cosmopolita, que deixa o apartamento com um toque bastante acolhedor.

Foque em detalhes

Cores? Apenas nos detalhes. Use isso a seu favor em lugares pequenos e atraia os olhares das pessoas para pontos específicos, técnica que costumamos chamar de decoração focal. É um ótimo truque para disfarçar cômodos de tamanhos diminutos.

apartamento pequeno decoração

Abuse das paredes para criar armários e estantes verticais, ou seja, do piso até o teto. Assim, você libera mais espaço de piso disponível, não abarrota o local e ainda faz parecer que ele é maior. A estante branca de nichos terminando quase na altura do teto (e ainda na cor da parede de fundo) garante mais homogeneidade visual e disfarça o cômodo pequeno.

Prefira móveis compactos

Se não tem lugar, não adianta; prefira usar móveis compactos, que não comprometam a circulação de pessoas. Foi o caso da mesa de jantar escolhida, que acolhe bem até quatro pessoas e não ocupa muito espaço.

apartamento pequeno decoração

Eleja prioridades

Na cozinha, saiba ter apenas o necessário para você. Perceba que até existe espaço para um microondas na bancada, ali onde o morador preferiu exibir um belo quadro, mas se ele praticamente não vai ser usado, o melhor a se fazer é optar por não ter.

apartamento pequeno decoração

No quarto, seu foco é o conforto? Então invista numa bela cama e deixe o restante como elementos de segundo plano. Já pensou se, além da cama enorme, tivesse ainda uma cabeceira, dois criados mudos grandes, prateleiras, baú no pé da cama, e sabe-se lá mais o que?

apartamento pequeno decoração
Vá direto ao ponto e mobílie o ambiente com apenas o que for necessário, deixando que os detalhes decorativos levem vida e alegria. Quando tiver dúvida, lembre-se de que o menos realmente é mais.

Imagens: Homedit

Para ver todos os posts do Estilo Simplichique, basta clicar aqui.

Banner Estilo Simplichique


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem um comentário

  1. Hoje em dia comprar um ap grande além de financeiramente difícil, é cada vez mais complicado devido aos investimentos das próprias construtoras…
    O meu, que está pra sair ainda ( na planta ) tem somente 47m², pequeno em relação onde eu moro hoje.
    Mas não vou desanimar, e tenho certeza que suas dicas aqui pelo blog não me deixarão desanimada!!
    :**
    Beijos gata!

Deixe uma resposta

peraí...

Tenho dicas ainda melhores para você!

Aqui no blog é só a cereja do bolo… quero te ajudar com dicas de decoração bem mais completas – e de graça!