Além das suculentas, os cactos também viraram febre na decoração. Parte desse sucesso pode ser explicado graças à fácil manutenção, já que eles praticamente não requerem muitos cuidados. Com pouquíssima rega e muita luz natural, podem durar anos e anos enfeitando sua casa com muito estilo.
E se engana quem acha que os cactos são plantas de aspecto grosseiro. Existem milhares de espécies, cada uma com sua peculiaridade; nem todas têm espinhos. Algumas ainda dão flores lindas, de cores maravilhosas. Garanto que você também vai se apaixonar por ao menos um deles.
Como usar cactos na decoração
Os cactos “conversam” muito bem com uma decoração mais moderninha e despojada. Dão até um toque de irreverência aos ambientes, já que não são plantas convencionais.
Por isso, quanto mais inusitado, melhor. Use vasinhos diferentes, criativos e até personalizados do seu jeito para criar uma bela composição, sejam de mesa ou de piso.
Em cima dos móveis
Apesar do que muita gente pensa, os cactos ficam uma gracinha quando decoram móveis ou estantes. Combine-os com outros elementos decorativos ou até mesmo com outras plantinhas fofas. Se tiver um móvel só pra eles, então, melhor ainda!
As espécies mais baixinhas podem ser usadas para decorar mesas, inclusive a de jantar. Por motivos de segurança, dê preferência aos de poucos espinhos, a menos que você raramente use sua mesa para as refeições.
Também dá pra decorar mesinhas de centro com eles. O ideal é que sejam modelos não muito altos; lembre-se de que ali é um espaço de convivência e qualquer coisa muito alta na mesinha vai funcionar como uma barreira visual.
Mas é possível ter cactos um pouco mais alongados nelas. Nesse caso, prefira usar somente um, de forma descentralizada, ou seja, posicione o vaso em uma das extremidades do móvel.
Decore um cantinho com cactos
Justamente o formato longilíneo dos cactos é um dos grandes trunfos para decorar cantos vazios. Sua altura vai preencher o espaço de forma inusitada, quebrando a monotonia do lugar. Basta um cacto altinho e pronto, o que era algo sem graça ganhou vida num passe de mágica.
Cactos ao lado do sofá
Muitas vezes, o espaço ao lado do sofá é tão pequeno que mal cabe uma mesinha. Quem mora em apartamento vai se identificar. Um belo cacto pode solucionar essa questão; com certeza, vai ficar muito mais estiloso do que se você tivesse tentado espremer um móvel a todo custo naquele canto.
Cactos em terrários
Os cactos são as melhores opções de plantas para você cultivar em terrários. Como só é preciso regar de tempos em tempos – e com pouquinha água – a chance de seu terrário dar errado é muito pequena. Mesmo. Então, se você não gosta muito das espécies mais altas, essa pode ser a melhor alternativa para que você desfrute deles na sua decoração.
Cactos de mentirinha
Eu sei, mesmo eles sendo super mega resistentes, ainda assim são seres vivos e podem morrer por um descuido seu. Nem por isso você vai deixar de ter um cactinho lindão decorando sua casa, certo? É nessas horas que a gente bota a caixola pra funcionar e faz plantinhas de mentira, igualmente fofas e que não precisam de cuidado nenhum!
Esses modelos são de feltro com enchimento de espuma:
Já esse vasinho mega fofo é de pedras pintadas de verde, com detalhes em branco, pra matar a gente de amor:
Imagem: via
Essas fofurinhas foram feitas de papel! Basta usar um tipo mais resistente, como uma cartolina, papel cartão ou de scrapbook, pra compor um lindo jardinzinho.
Ou fazer apenas as silhuetas usando arame ou fio encapado – que dariam uma bela luminária também #ficaadica
Imagem: via
Agora me diz se você já se contaminou com a cactomania e enlouquece quando vê produtos em forma de cacto…
Difícil resistir.
Tem mais Simplichique aqui:

Cada um mais lindo que o outro!
Sou apaixonada por cactos e não resisto quando vejo um, já quero levar pra casa.
Tenho muitos deles, inclusive um de quase dois metros de altura, que não para de crescer, rsrs.
Beijos
Nossa, que legal, Rosane! Eu tô doida pra comprar alguns, por enquanto só tenho suculentas aqui em casa, mas já até tô planejando um cantinho alto pros cactos (assim meus gatos não fuçam neles).
Um grande beijo!
Olá Manu, difícil resistir mesmo!
São lindinhos!
Eu tenho uns … artificiais, parecem de verdade, mas confesso, que tenho vontade de ter um de verdade.
Quem sabe rsrs
Bjo
renovandoacasasempre.blogspot.com.br
Essa é a oportunidade, Mag! Você vai se apaixonar, sem dúvidas!
Bjos!!