Casas de verdade: um novo fenômeno na maneira de decorar

Casas de verdade: um novo fenômeno na maneira de decorar

Antes de mais nada, o que seriam casas de verdade? Existem casas de mentira? É claro que não; esse termo é usado para identificar casas cuja decoração não segue muitos padrões já estabelecidos, nem modismos, e principalmente: tem a cara do dono. Casas de verdade são decoradas com o coração, independente do que outras pessoas vão pensar sobre ela.

E esse é um estilo de vida que vem se propagando demais. Ainda sob o efeito da crise econômica do ano passado, nós aqui no país vimos os valores de tudo dispararem, e o setor de decoração não ficou de fora. Os preços de móveis subiram absurdamente; pra vocês terem uma ideia, comprei o buffet da minha sala de jantar em 2013 por 500 reais e hoje, o mesmo modelo está sendo vendido por 1.260 – mais que o dobro do valor que paguei.

Acho que isso levou muita gente a pensar em alternativas mais acessíveis para deixar a casa linda sem ter que gastar horrores. Isso me deixa muito feliz, porque mostra que mesmo não tendo orçamento disponível, as pessoas querem, sim, morar numa casa bonita e bem decorada. E eu sempre tento mostrar aqui no blog que decoração não é futilidade; é um artifício necessário para seu bem estar dentro de um ambiente.

Mas o mais importante na decoração das casas de verdade é que elas têm um sentido, não são feitas de maneira aleatória. E que podem ser esteticamente interessantes; como arquiteta, estética é um ponto que eu sempre gosto de destacar. Fazer de qualquer jeito, todo mundo faz, mas fazer bonito e bem feito é outra história.

MAS COMO É A DECORAÇÃO DAS TAIS CASAS DE VERDADE?

Novamente, um ponto fundamental: ela é guiada pelo coração. Por isso, mesmo que seja decorada à base de tendências, tudo é escolhido de acordo com os gostos pessoais do morador. Você nunca vai encontrar nela alguma peça que esteja ali por mera recomendação de alguém ou porque todo mundo está usando.

casas de verdadeÀ esq., quarto da @eliane_diy; à dir., sala do @cafofo.99

Como elas também não se guiam pela preferência alheia, autenticidade é uma outra característica das casas de verdade. Claro, se inspirar em outras casas já decoradas é sempre muito saudável; aqui mesmo no blog, você encontra várias fontes de inspiração para poder aplicar no seu lar. Mas o pulo do gato é justamente ver tudo isso e levar para sua realidade, aplicar seu toque e fazer aquilo com sua linguagem.

casas de verdade

E é aqui que muita gente acaba errando na hora de decorar – sim, é possível errar decorando e já comentei sobre isso nesse vídeo aqui. Não é porque uma amiga sua tem uma samambaia na cozinha que isso funcionará na sua; existem muitas variáveis no processo decorativo que precisam ser levadas em consideração para que o ambiente finalizado seja o mais saudável e prático possível.

A falta de autenticidade na decoração também cria um outro problema, esse talvez mais a longo prazo. Quando uma pessoa quer decorar sua casa baseada em outra, é muito provável que um dia ela enjoe daquele ambiente onde mora. Talvez você não perceba, mas a casa é um meio dinâmico, um local que está em constante mudança, e sabe por quê?

Porque você está em constante mudança e ela nada mais é do que um espelho da sua personalidade. Vai haver momentos em que você esteja se sentindo mais confiante, ou mais ansioso, ou mais feliz; isso é normal, você é um ser humano. E tudo isso acaba se refletindo na ambientação do seu espaço. Uma pessoa bagunceira convive num lugar bagunçado; uma pessoa extrovertida costuma gostar de ambientes mais cheios de cores, e por aí vai.

Então, quando você elege um modelo a ser seguido para decorar a sua casa, você não estará contando nem com os seus estados de espírito nem com os da pessoa que você está usando como modelo. Você estará apenas seguindo um padrão, que você pode até achar muito bonito, mas que talvez não faça o menor sentido no seu contexto.

casas de verdadeÀ esq., cantinho fofo da @casadacaubi; à dir., quarto do @meuape34

NÃO DECORE APENAS POR DECORAR

Acredito muito que uma bela decoração, para atingir seu objetivo, precisa ser pautada em dois pilares: aparência + significado. Se ela for somente bonita e desprovida de um sentido para o morador, não funcionará. Da mesma forma, se ela estiver dentro de um contexto lógico mas não for esteticamente interessante, também não vai resolver muita coisa. A Ju, do Casa de Amados, fala muito bem sobre isso num texto que ela escreveu sobre “casas perfeitas”, vale a leitura!

casas de verdadeSala do apê da Ju, do Casa de Amados

Veja quais objetos decorativos remetem a momentos especiais na sua vida e tente incorporá-los à sua ambientação. Outra dica é reaproveitar móveis antigos, que fizeram parte da sua história, dando uma cara mais atual a ele, de maneira que converse melhor com sua personalidade. Até a disposição do mobiliário precisa ter um sentido: o mais funcional que ele puder ser.

É por isso que sempre bato na tecla de que contratar um arquiteto e/ou designer de interiores é tão importante na hora de decorar uma casa. Assim, dificilmente você terá um ambiente que não seja prático, funcional e bonito.

INSPIRAÇÕES DE CASAS DE VERDADE PARA VOCÊ SE MOTIVAR

casas de verdadeÀ esq., varanda da @_biadecora; à dir., a casa da @naosoucute

Se você quer inspiração desse tipo de decoração, talvez as revistas de decoração não sejam a melhor fonte de pesquisa. É claro, há exceções – a Decorar Mais Por Menos é uma delas – porém o que se vê na maioria delas são ambientes lindíssimos, não posso negar, mas que parecem um pouco distante de nossa realidade, montados com peças assinadas por artistas e designers renomados e com objetos que muito provavelmente custaram uma pequena fortuna.

Para ver casas de verdade, é preciso ir atrás de pessoas como eu e você, que num primeiro momento, não tiveram orçamento suficiente para montar uma casa de revista. Uma das coisas mais legais do Instagram é poder conhecer essas casas de verdade mais “de perto”, ainda que apenas virtualmente. Ambientações feitas por pessoas de verdade que, muitas vezes leigas, gostam de pesquisar sobre o assunto para fazer bonito na hora de decorar.

casas de verdadeÀ esq., a cozinha do @acasadobeto; à dir., sala linda da @rock_and_home

casas de verdadeÀ esq., cozinha linda do @cafofonumero5; à dir., detalhe do hall do @fazsimples

Então, não se sinta frustrado se não conseguir ter aquela sala maravilhosa que você viu numa revista de arquitetura. Ou por não conseguir fazer no seu quarto o que aquela atriz que você segue nas redes fez no dela. Sua casa precisa ter a sua cara e isso não faz vergonha nenhuma; pelo contrário! Deve ser seu motivo de orgulho por ter finalmente conseguido deixar aquele espaço mais acolhedor, mais vivo e mais prazeroso.

Isso é decorar! E é por isso que a decoração de ambientes é tão necessária em nossas vidas.

11 Reviews on Casas de verdade: um novo fenômeno na maneira de decorar

  1. Manu querida!! Sua materialista simplesmente perfeita, verdadeira, feita por quem entende o assunto e carrega o coração junto! Fantástica! Parabéns a você! Foi uma verdadeira honra ser lembrada aqui! Muito obrigada ❤️

    1. Você é uma inspiração pra mim, Fabi! A maneira como você mostra sua casa chega a ser poética. Parabéns!!!

  2. Manu, tem toda razão, adorei o post, só li verdades 🙂 Afinal, quem faz da nossa casa um lar somos nós mesmos e ela precisa estar do jeito q a gente acha legal, independente de moda ou beleza, bjoss!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    1. Você disse tudo, Rê!! Um dos propósitos da decoração é deixar nossos cantinhos com nossa cara mesmo. Fico feliz que tenha gostado desse post!
      Super beijo!!!

  3. Adorei a forma como conseguiu descrever esse tipo de decoração, e que as casas de verdade dominem o mundo!

  4. Muuuuito mais do que “decorar” é conseguir transformar paredes, chão e teto em “lar doce lar”… e muito mais do que escrever e colocar a alma nas palavras! E é exatamente isso que vc faz Manu. Leio seu texto como se estivéssemos juntos batendo papo com uma bela xícara de café! ?

    Me sinto honrado de fazer parte de um post tão lindo e com tantas pessoas que amo.

    Sem palavras para descrever a emoção minha amiga querida! ???

    1. Meu querido, você não poderia estar de fora desse post! O amor que você tem pelo seu cantinho é inspirador demais! E você tem toda razão porque esse post foi escrito com o coração mesmo ❤ Esse papo, a gente vai bater pessoalmente qualquer dia desses!
      Beijão!!

    1. Esse é o importante, Gardênia! Que você se sinta literalmente em casa na sua casa, e não em um cenário decorativo. Parabéns pela sua casa de verdade!!

  5. Estava buscando a respeito de “casas de verdade” e me deparei com esse texto sensacional e relevante….que, aliás, merece os meus cumprimentos! E digo que concordo com cada palavra….e não que eu não curta acompanhar as tendências e modismos do mundo da decoração…muito pelo contrário!
    Mas, acredito que, mais importante do que qualquer editorial feito por um profissional de decoração, a opinião e a conexão afetiva e emocional de quem mora na casa.
    Imagina só: você tem uma linda cristaleira com alguma peças de porcelana que eram da sua avó e deixar de colocá-la na sala e de contar a sua história para as visitas só porque não é tendência ou porque não combina com o design X?
    Acredito que podemos unir o melhor dos dois mundo, mas, tendo sempre como norte o nosso coração, as nossas inspirações pessoais até mesmo na hora de optar pelo design de nossa casa, esteja ele na moda desde ano ou do século passado.

    Aliás, queria só aproveitar o espaço para parabenizar você, Manuela, pelo texto e pelos conteúdos excepcionais do blog! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *