Como usar a cor cobre na decoração e arrasar | Simplichique
Como usar a cor cobre na decoração e arrasar

Como usar a cor cobre na decoração e arrasar

Cor cobre: requinte e modernidade para deixar sua casa linda!

Todo mundo já deve ter ouvido falar no cobre. Ele é um elemento químico bastante utilizado em diversas áreas da indústria. Inclusive, pode ser visto em propostas de decoração de interiores. 

Desde 2016, os tons metálicos, de um modo geral, têm sido apontados como uma forte tendência, utilizados para dar toques sofisticados a ambientes residenciais. E, de lá pra cá, o cobre ganhou o seu espaço no mercado!

O texto a seguir lhe dará uma breve explicação sobre como é possível empregar a cor cobre em diversos pontos das decorações de interiores. Descubra se vale a pena apostar nesta ideia para deixar o seu lar com aparência mais nobre e moderna!

cobre na decoração
Korman Arquitetos

Sobre o fascínio das pessoas pelos tons metalizados

Quase sempre, a visão das pessoas é atraída pelas cores metalizadas. Não é à toa que grandes obras arquitetônicas contem detalhes em ouro, prata e bronze – símbolo máximo de luxo e poder. 

Claro que, obviamente, peças fabricadas nestes materiais costumam custar caro – algo justificável por sua durabilidade. Mas, existem alternativas mais em conta que podem contribuir para a beleza dos interiores das residências humildes.

Fazendo uma varredura nas lojas, é possível constatar que revestimentos, móveis e peças ornamentais em cores metalizadas estão na moda. O cobre, em especial, ganhou mais notoriedade nos últimos anos, principalmente com a popularização do ‘rose gold’ -, material com visual semelhante. E parece que ambos combinam com diversos tipos de decorações, especialmente de ambientes em estilo clássico.

cobre na decoração
Tetriz Arquitetura e Interiores e Belluzzo Martinhão
cor cobre
SP Estudio

Sobre a cor cobre em propostas de decoração de interiores

Falando mais especificamente da cor cobre, tem sido explorada pelos designers em seus projetos porque é capaz de aquecer os ambientes. Basta aplicá-la em certos pontos da decoração de uma casa para ter a prova. 

Em grande parte, isso é consequência de sua tonalidade avermelhada única. Então, se quiser deixar um cômodo de seu lar com ar mais aconchegante, fica a dica: use e abuse da cor cobre!

É possível encontrar tintas, revestimentos, ornamentos, utensílios e até móveis na cor cobre. E pode parecer difícil combinar estas peças com outros itens, de outras cores, mas não é. Destacar o material em fundo mais clean – em tons de cinza, bege, branco e amadeirado claro – seria o ideal. Mesmo a mistura do cobre com uma cartela de tons rosa também dá certo.

cobre na decoração
CASA COR 2016

De um modo geral, pode-se dizer que o cobre se adequa a muitos tipos diferentes de decoração. Mas, certamente, os estilos que mais “casam” com esta cor são o rústico, romântico, industrial e escandinavo. Seria como um ponto claro e chamativo inserido dentro de salas, cozinhas, quartos, banheiros e onde mais sua criatividade mandar. Não tenha dúvidas, o resultado final é um cenário leve, elegante e refinado!

cor cobre
Revista Viva Decora
cobre na decoração
Carla Felippi

Diversos exemplos de itens vendidos na cor cobre

Móveis e Revestimentos

Para cobrir paredes e pisos, existem peças de revestimento na cor cobre – por exemplo, pastilhas e papel de parede. Mas, são as grandes peças mobiliárias que imitam este material  que realmente dão o show dentro das propostas de decoração. Prateleiras e aramados são elementos fáceis de se encontrar nas lojas, podendo dar um toque especial a armários e balcões de escritórios, cozinhas e outros ambientes.

Agora, veja bem, esta lista está longe de terminar! Há muitas mesinhas, criados e outros móveis revestidos com placas na cor cobre. Alguns possuem somente um detalhe nessa tonalidade – como um pé de sustentação, um puxador, um braço e mais. Aliás, detalhes em metalizado parecem combinar com peças feitas de muitos materiais. Observe isto nas ilustrações deste texto!

cobre na decoração
CASA COR 2016 e Jayme Bernardo Arquitetura e Design

Ornamentos e utilitários

Existe uma infinidade de objetos ornamentais na cor cobre disponíveis no mercado. A ideia é que elas sejam utilizadas como um incremento – talvez de maior destaque – aos cenários decorados. 

Alguns destes itens – e que podem ser, aqui, citados – são: espelhos, molduras, vasos de plantas, estatuetas e centros de mesa. Só que existem outros que possuem muito mais do que a função de decorar, tendo uma utilidade significativa.

cobre na decoração
Rico Mendonça

Certos objetos utilitários produzidos para servirem aos mais diferentes cômodos de uma casa podem ser encontrados vendidos na cor cobre. Para os banheiros, tem-se a opção das torneiras, válvulas, cubas, ganchos e bandejas. Para cozinhas, torneiras, conchas, bules, fruteiras e pendentes. E para escritórios, relógios, lixeiras e luminárias de piso. E isto só para citar alguns exemplos!

cobre na decoração
Natália Salla e Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
cobre na decoração
SA Engenharia e Arquitetura e Luciano Medrade Moraes

Percebeu como a versatilidade deste material é mesmo bem grande? E como ele pode se encaixar com vários modelos de decoração? Invista no cobre para a sua casa também! Só cuide para não estragar o charme de seu lar sobrecarregando os espaços com muitos detalhes nesta cor! Guie-se pelo seu bom gosto!

Essas dicas de cor cobre usada para decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta