Mesmo que esse não seja seu estilo, essa decoração vai trazer à tona questionamentos com os quais estamos acostumados a conviver, que de tão presentes em nossas vidas, a gente acaba deixando de lado e “seguindo o fluxo”. Mas aqui estou eu (uhuu!) para lhe lembrar de que seu estilo é único e deixar isso transparecer na sua decoração é uma questão de personalidade.
DECORAR É ENFEITAR?
É. Basicamente é, não posso negar. Mas ela não para por aí, como muita gente pensa. Entrando um pouquinho no campo filosófico da coisa, o processo decorativo não existe simplesmente por existir. Ele tem propósitos, ou seja, existem finalidades por trás disso que afetam diretamente na sua convivência em um determinado lugar. Seu bem estar é o principal deles e clicando aqui, você lê mais sobre isso.
Portanto, pra ser feliz num lugar é importante que ele seja um local bem cuidado. Ou vocês não sentem, através dessas fotos, o carinho que o dono dessa casa usou para preencher todos os ambientes? Observem o capricho com os detalhes; é isso que faz a diferença numa casa bem decorada.
PERSONALIZE SUA DECORAÇÃO
Você tem um hobby? É fã de algo específico? Por que não usar elementos que remetam a esse gosto pessoal na sua decoração? Olhando essas fotos, fica claro que alguém que mora nela gosta muito de náutica.
Não tenha vergonha em usar elementos que traduzam quem você é; a decoração, aliás, deve ter essa característica bem definida. Ela deve expressar a personalidade de quem vive lá. Afinal de contas, não é um instinto humano demarcar seu território? E não, não precisa sair fazendo xixi pela casa pra isso.
PENSE FORA DA CAIXA
Fuja do óbvio. O melhor exemplo que podemos ver é o uso dos remos pendurados, como enfeites suspensos no meio da sala. Imagina o impacto que eles causam quando alguém entra e se depara com isso? Completamente inesperado – e é esse o intuito da coisa. Surpreender sempre!
Grandes galhos usados em vasos como enfeite de mesa; o banco de dois lugares em vez de cadeiras soltas na mesa de jantar; o armário de vestiário compondo um mini closet. Imagine itens em locais diferentes das habituais. Dever de casa pra vocês.
Ah, Manu, mas não tenho criatividade pra esse tipo de coisa…
É aí que a gente entra. Contratar um profissional especializado, como um arquiteto ou designer de interiores, faz toda a diferença nessas horas.
USE A LUZ NATURAL SEMPRE QUE POSSÍVEL
Em tempos de crises, esse talvez é o melhor conselho que algum arquiteto pode lhe dar. Do que adianta ter várias janelas amplas e barrar a entrada da luz com um monte de cortina pesada que vive fechada? O ideal é que você não precise acender qualquer lâmpada dentro de casa num dia claro.
Deixe a luz natural entrar. Ela renova a energia de um ambiente, levando vida ao interior das casas. Também amplia os cômodos visualmente, principalmente se ele tiver predominância de cores claras. Banha as plantas que a gente possui dentro de casa. E é claro, aquece nossa alma quando a gente tá meio borocoxô.
Usem essas dicas com sabedoria e vocês terão muito mais que uma casa bem decorada: terão um verdadeiro lar doce lar.
Imagens: Rue Magazine
Quer ler os outros posts da nossa coluna Estilo Simplichique? Clique aqui e dê seu pitaco!
