Cozinhas coloridas são uma delícia de ver, mas nem todo mundo gosta de incorporar esse estilo à sua realidade. Pitadas de cor sempre trazem alegria a qualquer ambiente; é claro que vários fatores precisam ser levados em consideração, ainda mais se você não souber nada de decoração.

Equilibrar a distribuição das cores é fundamental para que essas cozinhas coloridas não fiquem carregadas demais, o que causaria um efeito de confusão visual que não é o que queremos.

Mas não se preocupe porque vou dar algumas dicas coringas para ajudar você a levar mais cor para esse ambiente tão querido e utilizado em nossas casas. 

CORES NOS DETALHES

A maioria das pessoas sente medo em ousar nas cores. Se esse é seu caso, então vamos começar com um exemplo mais tranquilo. A dica infalível aqui é colocar as cores nos detalhes. E estes, por sua vez, não precisam ser em tons muito vibrantes, se você não quiser.

Cores em tons pastel – as chamadas candy colors – são ótimas nesse caso. Além disso, se você não sentir segurança em olhar para toda essa quantidade de cores todos os dias, basta ir trocando os elementos coloridos, até que o resultado final lhe agrade.

cozinhas coloridasFoto: Oh Joy

Mobiliários menores, como as cadeiras, são peças muito boas de trabalharmos com cores. Inclusive, pode optar por cada uma de uma cor diferente, o resultado fica bem alegre. Mas esse artifício funciona melhor em ambientes que têm base neutra, como essa da foto. Percebe que as paredes e os móveis são brancos?

cozinhas coloridasFoto: Best of Lucca



Uma solução que pode ser bastante eficiente (apesar de permanente) em cozinhas coloridas é trabalhar uma parede com algum revestimento diferente. Se for a área atrás da pia, melhor ainda; isso cria um destaque bem legal.

cozinhas coloridas

cozinhas coloridasFotos: 12

E se houver prateleiras, por que não transformá-las nas estrelas das cozinhas coloridas? Uma ótima oportunidade para dar mais personalidade a esses móveis sem correr o risco de exagerar na dose. Lembre-se de que cozinhas com prateleiras têm muitos utensílios à mostra, então opte por paredes neutras para equilibrar todo o conjunto.

cozinhas coloridasFoto: Spiros Soulis

Móveis soltos, como estantes, também são locais propícios para o toque de cor. Essa dica é ótima, inclusive, para quem mora em casa alugada e não pode fazer muitas intervenções físicas nos cômodos. Assim, você põe um diferencial no ambiente, mesmo com essa limitação.

cozinhas coloridasFoto: Gypsy Yaya

Ainda é possível usar seus cacarecos de cozinha como itens decorativos. Quanto mais coloridinhos, mais legal o efeito fica. E usando com a dica anterior, você pode colocar móveis soltos usando uma das cores presentes no seus utensílios, para que o conjunto fique bem interessante.

cozinhas coloridasFoto: At Home In Love

COZINHAS COLORIDAS EM VÁRIOS PONTOS

Até então, vimos sugestões de cozinhas coloridas onde os toques de cor eram apenas nos detalhes. Agora, vamos colocar as cores também em grandes áreas, como no mobiliário fixo e nas paredes, para vermos que é possível misturar tonalidades sem deixar o ambiente visualmente cansativo.

A dica aqui é pensar na paleta de cores antes de colocar o ambiente em prática. Se você tem um arquiteto ou designer de interiores de confiança, converse com ele sobre isso, mas também dê suas sugestões. Afinal de contas, é o SEU gosto que precisa estar ali, e não o do profissional.

cozinhas coloridasFoto: Casa.com.br

Se o piso da sua cozinha já for colorido, tire proveito da situação e eleja aquela tonalidade como a principal do ambiente. Usando esse raciocínio, dá para pintar os móveis existentes para que eles combinem com o chão.

cozinhas coloridasFoto: Casa.com.br

Falando em pintar os móveis, já pensou em colocar a mão na massa na sua cozinha e colorir seus armários? Aqui, você fica livre para fazer o que quiser, nas cores que quiser. Pense que as portas são telas em branco para você estimular sua criatividade. Se você não gostar do resultado, não tem problema; repinta por cima, com novas cores, até que você goste do que veja. Não tenha medo!

Fotos: 12

Outra ideia bem interessante é usar cada parte dos armários com uma cor diferente. No exemplo a seguir, foram usadas algumas tonalidades de azul, que também combinam com as cores usadas no revestimento da parede.

cozinhas coloridasFoto: Casa de Valentina

Nesse outro caso, o balcão dessa cozinha tipo americana é que virou a atração do ambiente, com uma pintura geométrica bem colorida. Reparou que os banquinhos acompanham as mesmas cores usadas na arte? Ótimo truque para nunca errar na combinação das peças.

cozinhas coloridasFoto: Poppytalk

Mas é possível ter um ambiente bem carregado em tons fortes sem que ele seja cansativo. A dica é usar poucas cores (duas, no máximo, 3) e decorar o restante com variações dessas tonalidades, criando um tom sobre tom.

cozinhas coloridasFoto: Casa Vogue

Finalmente, para aqueles que realmente amam cozinhas coloridas e não têm medo de ousar, minha sugestão é usar as paredes como elementos principais. Aproveite as grandes superfícies para trazer as cores de que você mais gosta para aquele ponto. Nenhuma dúvida de que eu gamei nessa parede amarela lindona, né?

cozinhas coloridasFoto: Syl Loves

E é claro que você também pode usar estampas nas paredes. Não importa qual seu estilo, se é mais comedido ou mais extravagante, sempre tem algum papel de parede, tecido ou pintura especial que traduz bem sua personalidade. Sim, é possível usar esses tipos de revestimentos em cozinhas, mas prefira os que são próprios para elas, que são impermeáveis e resistentes a gordura.

cozinhas coloridas

Fotos: 12

Depois de tanta opção, será que consegui estimular uma vida mais colorida nesse seu coraçãozinho? 😉

Compartilhe: