Veja como usar nichos de madeira em decoração de cozinha

Veja como usar nichos de madeira em decoração de cozinha

Nichos de madeira para cozinha: solução bonita, alegre e funcional

Cozinha é um tipo de ambiente bastante funcional. Não temos liberdade de escolha sobre quais atividades iremos realizar neste espaço, isso já fica subentendido pelo próprio projeto de arquitetura e as necessidades da vida cotidiana. 

Por isso, vamos instalar vários armários e equipamentos no local. Mas essa decoração também pode contar com nichos de madeira, por exemplo. Saiba mais sobre isso no texto a seguir.

nichos de madeira
Viva Decora e Aline Desroches

Vantagens dos diferentes modelos de nichos

“Afinal, porque temos armários na cozinha?”

Bem, precisamos dessas peças mobiliárias para guardar todos aqueles elementos que não podem ficar expostos ao tempo, por uma questão sanitária. 

Então, somos orientados a guardar panelas, pratos, copos e até mesmo certos alimentos dentro dos armários fechados, como medida de proteção. Contudo, frascos bem vedados e equipamentos, como liquidificador e airfryer, poderiam ficar expostos em prateleiras e nichos abertos.

O fato de haver áreas com módulos fechados e outros abertos na marcenaria da cozinha poderia valorizar o design do ambiente.

Inclusive, poderia ser um jeito de quebrar a monotonia e criar detalhes de personalização visual que fariam essa decoração ser diferente das demais. 

Além do mais, os nichos podem apresentar diferentes dimensões e subdivisões; com isso, podemos brincar com as peças preenchendo cantinhos vazios e otimizando melhor, assim, a área do cômodo.

nichos de madeira
BespOal Interiors e Decor Fácil
decoração com nichos
Duda Senna e Gilberto Cioni

Nichos decorativos x nichos multiuso

Como começamos a dizer no tópico anterior, é possível fazer ou mandar fazer módulos abertos de diferentes dimensões e subdivisões para cozinha. 

Alguns nichos são pensados para serem utilizados de modo isolado ou em conjunto com outros nichos para formar uma espécie de mural decorativo dentro de casa. Esses nichos podem ser feitos de vários materiais diferentes, como plástico ou aramado de metal com prateleira interna de madeira.

Agora, em se tratando de estruturas de cozinha, encontramos mais facilmente à venda peças feitas de madeira. E esses nichos de madeira podem apresentar cor e acabamento similar a outros módulos – armários fechados – instalados no mesmo ambiente. 

Sendo que algumas podem ser fechadas com portas posteriormente , se assim desejarmos – por exemplo, com placa de vidro e sistema de abertura com pistão, fica muito bonito.

Diferentes larguras, alturas e divisões internas feitas nestes nichos podem dar indicativo da sua utilização. As peças mais quadradas e sem divisões internas são mais versáteis, sendo utilizadas para diversos fins. Mas podemos ter na cozinha também outros modelos de nichos de acordo com a listagem a seguir (exemplos encontrados à venda no mercado).

  • nicho de microondas: medida aproximada de 60 x 40 x 40 cm;
  • nicho garrafeiro simples: medida aproximada de 15 x 70 x 38 cm;
  • nicho para porta pano de prato: medida aproximada de 20 x 70 x 55 cm; e
  • nicho aéreo para potes: medida aproximada de 20 x 80 x 38 cm ou 40 x 70 x 30 cm.
nicho para bar
Casa Abril e Mercado Livre
nicho hexagonal
Viva Decora

Pontos para instalação de nichos em cozinhas

Chegamos na parte mais divertida desse texto, que narra as possibilidades de utilização de nichos em decoração de cozinhas. Dentro deste ambiente, podemos ter nichos abertos instalados entre balcões e armários na parte inferior e superior da cozinha. 

Em certos casos, pode-se ter só balcões fechados na parte inferior do ambiente e nichos abertos acompanhados de prateleiras na parte superior do ambiente. 

Podemos preencher uma zona vazia de parede sobre a mesa do café com nichos de diferentes tamanhos, criando um verdadeiro mosaico de peças. 

Outra ideia é usar os nichos abertos, sem fundo na parte de trás, na divisa entre ambientes integrados – como cozinha e sala e cozinha e hall de entrada. Também instalar nichos frente a um painel de madeira com cor contrastante. Ou empilhar nichos para formar uma pequena estante ou base para bancada em uma área especial do cômodo.

Observe novamente as imagens apresentadas neste texto. Com isso, você pode ter uma ideia de como utilizar bem os nichos de madeira em decoração de cozinha.

Perceba que em alguns projetos eles servem de apoio para vidros com cereais e temperos. Já em outros, como apoio para aparelhos. E tem ainda aqueles nichos que expõem na parte interna garrafas, livros de culinária e até vasos de plantas artificiais, como se fosse um jardim vertical. Digamos que você possua uma cozinha repleta de armários e revestimentos em tonalidades neutras. Pois essa decoração é que poderia animar o cenário.

nicho na cozinha
Arq. Patricia Pomerantzeff e Viva Decora
nichos de madeira
Bruna Ferreira

Simples e práticos, os nichos de madeira podem fazer toda diferença em sua cozinha, experimente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta