11 ambientes com decoração escandinava e uma pitada de cor

Ao falar em decoração escandinava, muita gente mentaliza um ambiente preto e branco, sem nenhuma outra cor. O que, de fato, não é errado, já que esse estilo se baseia em alguns conceitos do minimalismo, onde o P&B é o carro chefe.

Mas se você é fã desse tipo de decoração e adora cores, não se preocupe. É possível haver cores na decoração escandinava sem que ela seja descaracterizada. Foi pensando nisso que separei alguns ambientes para inspirar.

Sou suspeita pra falar de qualquer coisa que envolva amarelo, porque amo muito essa cor e acho que ela é uma das melhores para levar alegria a um lugar. Foi o caso aqui, onde pitadas de amarelo avivaram um ambiente majoritariamente neutro.

decoracao-escandinava-01

Imagem: New Zealand Design Blog

Se você pensa que a decoração escandinava só pode ser fria, pense de novo. Os dois próximos ambientes exemplificam muito bem essa afirmação. Flores naturais são ótimas para quebrar a monotonia do preto+cinza+branco; e quem não gosta de tons fortes, pode optar pelas candy colors em móveis e acessórios.

decoracao-escandinava-02

decoracao-escandinava-07

Imagens: 12

Eleja um móvel para ser o chamariz do cômodo, e pode ser um móvel antigo, repaginado. Como foi o caso aqui, onde a mesa recebeu um salmão (por amor a tudo que é mais sagrado, pare de falar “salmon” porque isso não existe), tonalidade que conversa muito bem com outras cores pastel e até com tons mais vivos.

decoracao-escandinava-03

Imagem: Flickr

Um ambiente escandinavo também pode ter seus toques glam; basta não exagerar na dose. Rosa bebê, junto com a combinação de preto e branco, é uma boa pedida. Alguns detalhes em cobre completam o clima, sem perder a essência minimalista.

decoracao-escandinava-04

Imagem: Oh Happy Day

Quando a vontade de colocar cor no ambiente é grande, mas o medo de ousar também, experimente fazer isso em algum grande acessório móvel, como o tapete. Passe um tempo com um tapete de cor, sinta a experiência, veja se agrada. Se não curtir, é só tirar – ou colocar um neutro menor por cima, fazendo uma sobreposição de tapetes.

decoracao-escandinava-05

Imagem: A Cup of Jo

Mas também é possível ousar um pouco mais. Contraponha uma peça bem viva com mobiliário mais neutro; lembre-se: a decoração escandinava é construída sob conceitos minimalistas e nenhum exagero é tolerado nesse estilo. O mapa mundi arrematou bem a composição e combinou com o roxo da mesa.

decoracao-escandinava-06

Imagem: Dos Family

Se você é como eu e quer colorir os ambientes permanentemente, invista nas paredes. E não precisa sair colorido tudo; apenas uma parte da parede já é o suficiente. Uma sugestão é usar um revestimento de cor na parede atrás da pia, na cozinha. Se ela for branca e naturalmente bem iluminada, o toque de cor funcionará como um ponto focal, que atrai o olhar e valoriza o ambiente.

decoracao-escandinava-08

decoracao-escandinava-10

Imagens: 12

Pode apostar também na pintura das paredes. Eu sei que muita gente treme só de ouvir falar nisso, mas não precisa ser uma cor viva para que o ambiente ganhe uma cara nova. Pinte só metade de uma parede para destacar aquele cantinho ou cubra uma inteira, que seja bem pequenininha; aquelas que possuem aberturas, que servem como passagem de um ambiente a outro, são excelentes.

decoracao-escandinava-09

decoracao-escandinava-11

Imagens: 12

Agora, uma opinião.
Todo conhecimento sempre é válido e qualquer inspiração é muito bem vinda. Mas não se esqueça de que a decoração escandinava existe dentro de um contexto cultural que não nos pertence. É como se a gente quisesse comer ovos com bacon e panqueca no café da manhã só porque acha legal o que os americanos fazem.

A decoração tem que ter um sentido pra você, senão ela será um mero cenário dentro da sua casa, algo que sempre passará despercebido por todo mundo. Sim, ela tem que ser vistosa aos olhos mas, acima de tudo, tem que expressar sua personalidade e fazer você se sentir bem naquele ambiente.

Se a decoração escandinava lhe proporciona tudo isso, OK, vá em frente. Decore sua casa INSPIRADA no estilo, mas não queira colocar um aquecedor com radiador só porque você viu que casas nórdicas têm isso e quer na sua também. Nem perca tempo procurando plantas típicas de lá para colocar na sua casa. Faça uma releitura dela com seu toque exclusivo, adaptando à sua cultura e à sua realidade. 😉


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 4 comentários

  1. Manu, que belíssimas inspirações!
    E eu achando que o estilo escandinavo só dava certo com o preto e branco. Adorei com tons de cores, fica incrível!
    Beijos
    http://www.ideiasemcasa.com.br

    1. Fica lindo mesmo, nem muito coloridão, nem muito monótono. 🙂
      Que bom que gostou, Lívia! Um super beijo pra vc! <3

  2. Tenho certeza que quando eu realizar o sonho da casa própria o meu grande desafio será decidir como decorá-la. Eu gosto de tudo, rústico, colorido, espelhos, e escandinavo. rsrsrs

    Mesmo sendo um tipo de decoração bem particular eu gosto muito do conceito que tem por trás da ideia de minimalismo, e do estilo da decoração. Pra mim, o pulo do gato é investir em flores delicadas, porém coloridas e em pequenos detalhes como, almofadas, louças, um tapete.

    Amei as dicas e os ambientes!

    Super Abraço, Manu!

    http://www.recebendovisitas.com

    1. Flavinha, li seu comentário e fui imaginando aqui na hora como seria sua decoração; sabe que eu amo misturinha? Combinar de tudo um pouco – claro, com bom senso e harmonia – não só dá um aspecto bem criativo à decoração, mas também determina o quanto aquele lugar vai ter sua cara. Quase como uma impressão digital: ninguém nunca vai ter exatamente a mesma composição 100% idêntica dessa forma. Gosto muito disso!
      Tomara que você possa colocar em prática logo na sua futura casa própria! 🙂
      Um super bjo!

Deixe uma resposta

Alô, São Paulo!
últimos dias!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Participe da imersão simplichique e tire do papel seu sonho de trabalhar com decoração de ambientes!

  • CIRCUITO DE PALESTRAS
  • ENCONTRO PRESENCIAL
  • ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS