Dicas práticas para decorar quartos pequenos | Simplichique
Dicas práticas para decorar quartos pequenos

Dicas práticas para decorar quartos pequenos

Quartos pequenos. Às vezes, não dá nem para acreditar que eles podem, de fato, ser confortáveis. Como vamos ter uma boa noite de descanso num lugar apertado? Como vou decorar esse cantinho se já não cabe mais nada?

dicas para quartos pequenosImagem: Jeito de Casa

Calma.

Elaborei um guia com dicas para decorar quartos pequenos que vai lhe ajudar bastante a otimizar o espaço desse ambiente e fazer dele um lugar mais agradável, mesmo que seja miudinho. Anote as dicas, pine as imagens ou salve esse post nos seus favoritos, porque ele vai ser super útil, eu garanto!

DICAS PARA DECORAR QUARTOS PEQUENOS

Quem mora em apartamento, como eu, sabe que temos de lidar com espaços cada vez menores. Para muitos, pode ser um desafio, mas não se deixe abalar por causa dessa situação. É possível conviver num espaço pequeno com conforto, que atenda às suas necessidades.

1. Invista numa cama baú

Se você sofre tentando achar lugar pra guardar seus edredons, mantas, e forros de cama, talvez eu tenha a solução ideal: invista numa cama baú. Deixe seus armários para guardar suas roupas e itens pessoais e guarde toda a roupa de cama na própria cama.

dicas para quartos pequenosImagens: 12

Camas baú são excelentes aliadas para otimizar o espaço em quartos pequenos e, dependendo do tamanho dela, é possível guardar muita coisa ali. Minha sugestão é que você armazene nela o que não usa com tanta frequência, como os edredons e colchas pesadas. O que você usa no dia a dia pode ser guardado numa única gaveta dentro do seu armário.

dicas para quartos pequenosImagem: Modern Storage Bed

Se você não gosta de cama box, pode apostar em modelos com gavetões embaixo. Particularmente, eu prefiro as camas baú porque esses gavetões, por mais fechadinhos, sempre acabam acumulando pó. Mas aí, vai do gosto de cada um.

2. Use luminárias penduradas

Dá pra ganhar cantinhos preciosos tirando suas luminárias da superfície dos seus criados-mudos. Para não ficar sem sua luz de cabeceira, você tem duas opções: prendê-las na parede ou pendurá-las no teto.

Imagem: Arquitetura e Construção

Existem modelos específicos que já vêm prontos para instalação na parede, mas custam caro. Uma alternativa bem mais em conta é montar sua própria luminária de parede, usando uma mão francesa, uma lâmpada e, é claro, fios.

dicas para quartos pequenosImagens: 12

Esses, aliás, costumam ser uma dor de cabeça quando ficam pendurados, mas olha aqui uma solução igualmente em conta: enrole fios de lã na fiação da sua luminária e faça com que, assim, eles passem de elefante branco a vedetes na sua decoração.

dicas para quartos pequenosImagem: Little Green Notebook

3. Evite as cabeceiras

Em quartos pequenos, cada espacinho conta. Se você usa cama box, uma cabeceira avulsa come de 10 a 15 centímetros da largura do ambiente, dependendo do modelo. Parece pouco pra outras coisas, mas é muito em decoração de interiores.

dicas para quartos pequenosImagem: Revista Casa e Jardim

A alternativa mais viável para esse problema é decorar a parede atrás da cama, com qualquer coisa que chame a atenção para aquela área. Pode ser um papel de parede, uma pintura diferenciada ou até uma gallery wall.

dicas para quartos pequenosImagem: Yahoo

Ainda assim quer uma cabeceira? Veja esse post com 14 modelos de cabeceiras DIY baratinhas que você pode fazer.

4. Cores fortes liberadas

Essa história de que cores escuras em quartos pequenos são proibidas é um puro clichê. É possível SIM usar cores fortes no quarto, desde que elas sejam bem distribuídas.

dicas para quartos pequenosImagem: Viver em Casa

Você pode ter uma parede de cor escura; tente harmonizar todo o restante da decoração do quarto com tom sobre tom. Por exemplo: se você tem uma parede azul marinho, distribua objetos ao longo dele que remetam a essa tonalidade. Ou que contrastem com ela. Nesse post aqui, tem mais informações de como harmonizar as cores em um ambiente.

O quarto da Thamyrez, do Casa Design Studio, é um paraíso para quem ama ambientes coloridos e, nem por isso, ele parece ser menor. Veja como as cores não se concentram em um único ponto. Isso torna todo o cômodo bem equilibrado, mesmo com muitas cores.

dicas para quartos pequenosImagem: @casadesignstudio (via Instagram)

5. Nichos e prateleiras para itens decorativos

Se você adora espalhar bibelôs e enfeitinhos pelo quarto, prefira fazer isso em locais que não farão tanta falta. Instalar uma prateleira acima da cama funciona muito e ainda ajuda nas dicas do item 3.

dicas para quartos pequenosImagem: Minha Casa Decorada

Nichos quadrados destacam ainda mais os objetos, já que eles funcionam como uma espécie de moldura. Mas cuidado: quanto mais fundos, mais sensação de aperto eles passam. Use os de 10 cm de profundidade e posicione em locais que não atrapalhem a circulação no ambiente.

dicas para quartos pequenosImagem: Decor Fácil

6. Prenda a TV na parede

O ideal, na verdade, é que você nem tenha TV no seu quarto, porque ela é uma das maiores vilãs para seu relaxamento. Mas se você não consegue se livrar da danada, prenda na parede usando suportes adequados, que deixem o aparelho o mais próximo possível da superfície.

dicas para quartos pequenosImagem: Muito Chique

Mesmo que você tenha espaço em cima de algum móvel, como uma cômoda, prefira prendê-la para liberar aquele tampo para outras coisas. E, mais uma vez, muita atenção para os fios pendurados. Tente escondê-los de qualquer forma; pode ser com um painel fino de madeira ou até com aquelas canaletas de PVC, que você pode pintar da mesma cor da parede para disfarçá-las.

dicas para quartos pequenosImagem: Pinterest

7. Mantenha o quarto sempre organizado

Por fim, mas não menos importante, bagunça sempre gera sensação de aperto num ambiente pequeno. Procure deixar o quarto sempre organizadinho, com a cama feita e cada coisa em seu lugar. Não se trata apenas de estética, mas de funcionalidade também. A gente sempre acha tudo mais facilmente num lugar organizado.

dicas para quartos pequenosImagem: The Home Steady

Sem falar que a confusão visual gerada pela bagunça se transforma em mal estar, e isso reflete negativamente na nossa qualidade de vida. Quem é que gosta de passar cinco minutos em um lugar “de cabeça pra baixo”?

Com todas essas dicas, garanto que seu quarto vai ser um ambiente super confortável, não importa de que tamanho!

Deixe uma resposta